30/08/2014 & 06/09/2014
CAMPO GRANDE - RIO DE JANEIRO - BRASIL
O GOC (GRUPO OGRO COMBATE) é um "clube" fechado, de amigos, conhecidos e simpatizantes, que se encontra pra treinar técnicas de defesa pessoal e técnicas de combate com o uso de facas, sob a minha orientação técnica e pedagógica.
Já a algum tempo me juntava pra treinar com amigos, sempre de maneira informal, sem uma frequencia regular. Recebia uma visita, marcava com alguém, e rolava um treino de sparring.
Estamos abertos a pessoas dos mais diversos backgrounds, aikido, jiujitsu, kali, kenjutsu, kung fu, krav maga, muai thai, treinamento militar, e por aí foi. Essa diversidade de conhecimento é fundamental pro desenvolvimento do grupo. Cada tem uma experiência a dividir, e acaba por por criar nossos próprios "conceitos" de defesa pessoal com e sem facas.
Não tem novidade, não descobrimos técnicas mágicas nem segredos milenares. Mas conseguimos ver claramente o que funciona e descartamos conceitos que antes acreditávamos eficientes.
Como futuramente funcionará o GOC? Eu lhe digo que será assim:
Em primeiro lugar, não tem mestre, hierarquia, faixas nem árbitros. Todo mundo tem algo a somar, então a troca de experiencias é o que faz o desenvolvimento da técnica.
Costumo dizer que nosso treino é PAPO e SPARRING.
Papo, porque o tempo todo estamos conversando, trocando informações, corrigindo técnicas dos parceiros de treino, chamando atenção para possiveis falhas, e principalmente estabelecendo nossos conceitos de defesa pessoal com facas.
A faca é um "equalizador". Com uma faca, um oponente é capaz de derrotar outro mais preparado fisicamente, mais forte, maior, mais treinado. A faca ainda permite alguma "administração de dano" fundamental uma vez que o objetivo é a defesa pessoal. Em nossos PAPOS debatemos exaustivamente estes e outros conceitos.
E o SPARRING.
Depois do treino técnico, começamos a brincadeira.
Escolhem-se as duplas para duelo. (Por mais que um duelo seja uma possibilidade remota como situação real de defesa pessoal, é a melhor maneira de entender o funcionamento do ataque e defesa com a faca, e a melhor maneira de desenvolver a técnica).
Nas facas de borracha que usamos para treinamento, passamos BATOM no gume.
A dupla sai em duelo, e o restante do grupo fica assistindo. Marcou 3 cortes (daí o batom no gume) troca a dupla.
Depois de algum tempo, do "gelo quebrado", tornamos a brincadeira mais realista.
Ninguém dá pra trás sabendo que a consequencia de um ataque tresloucado será uma marca de batom no corpo. O que seria completamente diferente se estivessem com facas de verdade.
Como pretendemos sobreviver ao treino, ao invés de facas de verdade, colamos LIXA 80 no gume das facas de borracha. Não corta, mas lanha. E arde. É o suficiente para que a distância aumente, e o combate fique mais realista.
Obviamente que tomamos todo cuidado do mundo para que não seja feito nenhum ataque no rosto (disponibilizo óculos de proteção pra quem quiser usar), e principalmente que ninguém se machuque. No entanto, machucar-se é uma possibilidade. E é SUA RESPONSABILIDADE proteger-se o tempo todo. Não culpe seu oponente se por acaso você se machucar.
Nunca ninguém se machucou seriamente. Todos somos pessoas responsáveis, e sabemos a hora de "baixar o volume".
Mas o treino fica bem realista, e no fim, saimos todos lanhados, mas com um bocado de experiência, e principalmente, com uma profunda amizade que só quem treina entende.
O GOC é isso. Um grupo de amigos, gente séria e responsável, tentando achar maneiras de usar técnicas de defesa pessoal urbana e uma faca para sua defesa, defesa de seus entes queridos, seus amigos, sua propriedade.
Atenciosamente,
ANDRÉ LUIZ BRAUN
INSTRUTOR DE KRAV MAGÁ BUKAN
INSTRUTOR DE DEFESA PESSOAL URBANA - ABRAPAM
INSTRUTOR DE COMBATE COM FACAS - DHARMA
PEDAGOGO - UCB
SALMO 144 1-15
De Davi. Bendito seja o Senhor, meu rochedo, que adestra minhas mãos para o combate, meus dedos para a guerra;
meu benfeitor e meu refúgio, minha cidadela e meu libertador, meu escudo e meu asilo, que submete a mim os povos.
Que é o homem, Senhor, para cuidardes dele, que é o filho do homem para que vos ocupeis dele?
O homem é semelhante ao sopro da brisa, seus dias são como a sombra que passa.
Inclinai, Senhor, os vossos céus e descei, tocai as montanhas para que se abrasem, fulminai o raio e dispersai-os, lançai vossas setas e afugentai-os.
Estendei do alto a vossa mão, tirai-me do caudal, das mãos do estrangeiro, cuja boca só diz mentiras e cuja mão só faz juramentos falsos.
Ó Deus, cantar-vos-ei um cântico novo, louvar-vos-ei com a harpa de dez cordas.
Vós que aos reis dais a vitória, que livrastes Davi, vosso servo; salvai-me da espada da malícia, e livrai-me das mãos de estrangeiros, cuja boca só diz mentiras e cuja mão só faz juramentos falsos.
Sejam nossos filhos como as plantas novas, que crescem na sua juventude; sejam nossas filhas como as colunas angulares esculpidas, como os pilares do templo.
Encham-se os nossos celeiros de frutos variados e abundantes, multipliquem-se aos milhares nossos rebanhos, por miríades cresçam eles em nossos campos; sejam fecundas as nossas novilhas.
Não haja brechas em nossos muros, nem ruptura, nem lamentações em nossas praças.
Feliz o povo agraciado com tais bens, feliz o povo cujo Deus é o Senhor.
PARTICIPARAM DO 3º E DO 4º ENCONTRO :
INSTRUTOR ANDRÉ LUIZ BRAUN - KRAVMAGÁ BUKAN & DPU
INSTRUTOR DAVI LINS - DPU - OFICIAL DA MARINHA DO BRASIL
PROFESSOR ALEXSANDRO - AIKIJUJUTSU NAGASHIMA RYU - ADVOGADO ESPECIALISTA EM DIREITO CIVIL
MESTRE JOSÉ GERALDO - SISTEMA URUCAN DO BRASIL E KIKIBOXING
GRADUADO CHARLES ANDERSON - OGRO COMBATE - FUZILEIRO NAVAL
PRATICANTE CARONEZI - ESPECIALISTA EM SISTEMAS DE INFORMÁTICA
PRATICANTE DOUGLAS - PROFISSIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA